Busca

História de Tocantins

O estado do Tocantins foi criado em 1988 com o desmembramento da porção centro-norte de Goiás, menos desenvolvida e povoada do que a porção sul.
Em 1821, Joaquim Teotônio Segurado chegou a proclamar um governo autônomo, mas o movimento foi reprimido a do movimento origem liga-se as lutas libertistas. Na década de 1950 (precisamente em 13 de maio de 1956), o Juiz de Direito de Porto Nacional, Dr. Feliciano Braga, lançou o Movimento Pró-Criação do Estado do Tocantins, como uma expressão do desejo emancipacionista do Norte de Goiás. Formaram-se comissões para estudar as formas de implantação do novo Estado. Criou-se uma bandeira e hino.
Durante quatro anos eram realizadas paradas cívicas em 13 de Maio, alusivas à data de lançamento do Movimento. O Dr. Feliciano Braga passou a despachar documentos oficiais como: Porto Nacional, Estado do Tocantins. Ao final da década, o movimento perdeu força. O Juiz foi tranferido da cidade. Entretanto, jovens e crianças que participaram daquele movimento, estariam na liderança da emancipação da década de 1980.
Na década de 1970, a proposta de formação do novo Estado foi apresentada ao Congresso, chegou a ser aprovada em 1985, mas na ocasião acabou vetada pelo então presidente da República, José Sarney.
O girassol tornou-se a planta símbolo do Estado. A sua flor amarela, aberta em várias pétalas, é como sol que nasce para todos. Como cores oficiais do Estado foram escolhidas: o amarelo, o azul e o branco.

História do Brasil

Uma das questões centrais a serem resolvidas pelo governo do Tocantins no início do século XXI é a distribuição de terras. Ocorrem no estado muitos conflitos, não raro armados, entre movimentos que pregam a reforma agrária e uniões de fazendeiros e latifundiários.

Adquira já sua Bandeira de Estado
 

Atendimento
das
08:00h às 18:00h

Vendas e Informações
(11) 2726-1919 / 2723-2919

Rua Aparecida de São Manuel, 367/375 - São Paulo - SP - CEP:03480-010