Zâmbia

Nome Oficial

Republic of Zambia (República da Zâmbia)

Capital

Lusaka

Língua

Inglês

Moeda

Kwacha zambiana

Religião

Cristianismo

Gentílico

Zambiano
Localização
Browser Image

História

A região onde hoje se situa o território zambiano recebe influência ocidental em meados do século XIX, primeiramente com a cobiça portuguesa, que queria que o atual território zambiano fosse integrado as suas possessões de Angola e Moçambique, contudo devido a pressão britânica, os planos lusitanos foram cancelados, com isso a chegada de missionários e exploradores britânicos, como David Livingstone e Cecil Rhodes a presença inglesa foi garantida.

Este obtém licença para a exploração mineral no território, onde, em 1888, são fundadas as colônias britânicas da Rodésia do Norte (correspondente à Zâmbia de hoje) e da Rodésia do Sul (hoje o Zimbabwe). A Rodésia do Norte é administrada pela Companhia Britânica da África do Sul até 1924, quando passa ao domínio direto do Reino Unido.

Colonos britânicos instalam-se no período anterior à Segunda Guerra Mundial. Em 1960, a minoria branca chega a cerca de 5% da população. Em 1953, as duas Rodésias fundem-se com a colônia britânica de Niassalândia (atual Malauí) e formam a Federação da Rodésia e Niassalândia, sob a tutela britânica.

Em 1963, a federação é dissolvida. No ano seguinte, a Rodésia do Norte torna-se independente com o nome de Zâmbia, sob a presidência de Kenneth Kaunda, da União Nacional da Independência (o partido único).

Bandeira País Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, em branco ou preto.

Bandeira Nacional Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.