São Vicente e Granadinas

Nome Oficial

Saint Vincent and the Grenadines (São Vicente e Granadinas)

Capital

Kingstown

Língua

Inglês

Moeda

Dólar do Caribe Oriental

Religião

Cristianismo

Gentílico

São-vicentino, vicentino
Localização
Browser Image

História

Índios Caribes impediram agressivamente a colonização de São Vicente até ao século XVIII.

Africanos escravizados - naufragados ou furagidos de Barbados, Santa Lúcia e Granada, e procurando refúgio em São Vicente, ou Hairouna como era chamada originalmente pelo Caribes - misturaram-se com os Caribes, tornando-se conhecidos como Garifuna.

A partir de 1719, colonizadores franceses começaram a cultivar plantações de café, tabaco, indigo, algodão e açúcar, utilizando maioritariamente mão-de-obra escrava.

Em 1763, São Vicente foi cedida à Grã-Bretanha.

Restaurado o domínio francês, em 1779, a ilha foi novamente recuperada pelos britânicos sob o Tratado de Paris (1793) no qual a Grã-Bretanha reconhecia oficialmente o fim da Revolução Americana.

Tratados paralelos foram também assinados com França e Espanha, ficando conhecidos como os Tratados de Versalhes (1783), parte dos quais punha São Vicente nas mãos dos britânicos.

Conflictos entre os britânicos e garifunas continuaria, no entanto, até 1765, quando o General Ralph Abercromby esmaga uma revolta liderada pelo radical francês Victor Hugues. Mais de 5.000 garifunas foram eventualmente deportados para Roatán, uma ilha ao largo das Honduras.

Bandeira País Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, em branco ou preto.

Bandeira Nacional Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.