Ilhas Turks e Caicos

Nome Oficial

Turks and Caicos Islands (Ilhas Turcas e Caicos)

Capital

Cockburn Town

Língua

Inglês

Moeda

Dólar norte-americano

Religião

Cristianismo

Gentílico

Turco-caicense
Localização
Browser Image

História

Até o ano de 1962 eram administradas pela Jamaica, mas após esta última conseguir a independência as ilhas passaram a depender do Governador-Geral das ilhas Bahamas.

Quando as Bahamas conseguiram sua independência em 1973 passaram a constituir-se como um território separado e ainda que no ano de 1982 o Reino Unido concedeu-lhes a independência as ilhas voltaram atrás e preferiram continuar governadas como um território dependente da coroa britânica. É um dos 16 territórios não autônomos sob supervisão do Comitê de Descolonização das Nações Unidas, com o fim de eliminar o colonialismo.

Desde 11 de julho de 2005 o Governador (designado pela Rainha) das ilhas é Richard Tauwhare, o qual atua como chefe de estado e supervisa os trabalhos de um Conselho Legislativo composto por 17 membros (15 eleitos por sufrágio universal) na cidade de Cockburn Town, a capital do território. O chefe de governo é o Primeiro-Ministro eleito, atualmente Michael Misick. Seu partido, o Partido Nacional Progressista obteve 13 de 15 cadeiras nas últimas eleições.

A economia das ilhas depende do turismo, a emissão de selos postais, a pesca e das inversões estrangeiras não tributáveis. A população ascende a umas 19.350 pessoas das quais 90% são negras e 86% praticam o cristianismo protestante. A moeda é o dólar estadunidense e desde o dia 2 de julho de 1991 as Ilhas Turcas e Caicos são membros associados da Comunidade do Caribe.

Bandeira País Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, em branco ou preto.

Bandeira Nacional Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.