Granada

Nome Oficial

Grenada (Granada)

Capital

Saint George's

Língua

Inglês

Moeda

Dólar do Caribe Oriental

Religião

Cristianismo

Gentílico

Gabonense, gabonês(a)
Localização
Browser Image

História

Por volta do século XV, os índios caribes expulsaram da ilha seus primitivos povoadores, o aruaques. Granada foi descoberta em 15 de agosto de 1498 por Cristóvão Colombo, que lhe deu o nome de Concepción. Os espanhóis, porém, não tentaram colonizá-la: mateve-se em poder dos caribes por mais de um século e meio.

Em 1650, o governador francês da Martinica fundou uma colônia em Saint George's e exterminou os índios caribes. Até 1762, a ilha permaneceu sob domínio dos franceses, que importaram escravos negros para a plantação de cana-de-açúcar. Nesse ano a ilha passou a depender da coroa britânica, que a perdeu após um ataque francês em 1779 e a recuperou definitivamente em 1783, pelo Tratado de Versalhes.

Entre 1795 e 1796, ocorreu uma rebelião de escravos, fomentada pelos franceses e sufocada pelos britânicos.

Em 1833 aboliu-se a escravidão. De 1885 a 1958, Granada foi o centro administrativo das ilhas britânicas de Barlavento e de 1958 a 1962 membro da Federação Britânica das Índias Ocidentais. Cinco anos depois tornou-se um dos Estados Associados das Antilhas Britânicas, com regime autônomo.

A 7 de fevereiro de 1974 transformou-se em estado independente. Em 1979, um golpe de Estado de inspiração marxista levou ao poder Maurice Bishop, que estreitou os laços com Cuba e a União Soviética.

Bandeira País Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, em branco ou preto.

Bandeira Nacional Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.