Djibouti

Nome Oficial

جمهورية جيبوتي (República do Djibouti)

Capital

Djibouti

Língua

Árabe e francês

Moeda

Franco djiboutiano

Religião

Islã

Gentílico

Djibutiense, jibutiense, djibutiano(a), jibutiano(a)
Localização
Browser Image

História

Os franceses chegaram ao Djibuti no final da década de 1850, em uma ação de contrapartida à presença dos ingleses em Áden, no atual Iêmen. Em 1888, o país tornou-se parte da Somália Francesa. Apesar do fervor nacionalista, um plebiscito em 1967 determinou que o país continuasse sob o domínio francês.

A independência, portanto, só veio a ser proclamada em 1977, quando Hassan Gouled Aptidon foi eleito presidente e governou o país até renunciar em 1999. Foi quando seu ministro-chefe de gabinete, Ismail Omar Guelleh, assumiu a presidência. Em 1990, iniciou-se uma guerra civil, que cessou em 1994, graças a um acordo de paz.

O Djibuti ocupa uma região de planalto no interior e planícies costeiras, quentes e áridos no nordeste do continente africano, situado no Chifre da África. Seu território é repleto de lagos de água salgada e acomoda diversas cadeias montanhosas, algumas com altitudes superiores a 1.600 m.

A área costeira do Djibouti está separada dos planaltos do interior por uma cordilheira que chega a uma altitude máxima de 2.028 m no vulcão dormente Moussa Ali, localizado na tríplice fronteira do país com a Etiópia e a Somália, proveniente do tectonismo existente no chamado Triângulo de Afar.

Na região de Tadjourah, centro do país, localiza-se o salgado lago Assal situado numa depressão absoluta de -155 m, o ponto mais baixo do continente africano.

Bandeira País Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, em branco ou preto.

Bandeira Nacional Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.