Congo 

Nome Oficial

République du Congo (República do Congo)

Capital

Brazzaville

Língua

Francês

Moeda

Franco CFA

Religião

Cristianismo

Gentílico

Congolês(a), conguês(a), congolense
Localização
Browser Image

História

O Congo obteve a sua independência da França em 15 de agosto de 1960. Seu primeiro presidente foi Fulbert Youlou, forçado a deixar o governo por uma revolta, em 1963. Assume, então, a presidência Alphonse Massamba-Délbat que, em 1964, fundou um partido de índole marxista-leninista adotando uma economia planificada, de base socialista. A seguir, dá início a um "Plano Quinquenal" que levou a uma expansão inicial da agricultura e da indústria.

A tensão entre o governo e os militares cresce e, em 1968, o Exército dá um golpe-de-estado, liderado pelo major Marien Ngouabi, que assume o poder. Em dezembro de 1969, o presidente Ngouabi anuncia a nova República Popular durante a solenidade de fundação do "Partido Congolês dos Trabalhadores" (PCT), presidido por ele e dirigido por um comitê central composto de 30 membros.

Em janeiro de 1970, o país passa a chamar-se República Popular do Congo, adota como símbolos nacionais [[A Internacional], uma bandeira vermelha, a foice e o machado emblemáticos dos países socialistas. O ex-Congo francês consolida seu regime ligado ao marxismo-leninismo, tornando-se o primeiro país comunista da África. Neste mesmo ano, o exército esmaga uma tentativa de golpe contra o presidente, liderada pelo ex-tenente paraquedista Pierre Xitonga, e executa todos os conspiradores, com exceção do ex-ministro da Defesa, Augustin Poignet, que consegue fugir. Aproveitando-se desta situação, dá início a um expurgo geral de todos os suspeitos de serem contrários ao seu governo.

Bandeira País Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, em branco ou preto.

Bandeira Nacional Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.