Azerbaijão

Nome Oficial

Азәрбајҹан Республикасы (República do Azerbaijão)

Capital

Baku

Língua

Azeri

Moeda

Manat

Religião

Muçulmano

Gentílico

Azeri
Localização
Browser Image

História

A região nunca foi unificada, sendo composta por várias tribos que foram islamizadas. Pertenceu ao Império Persa entre os séculos XI e XVIII e, a partir, século XX integrou a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, da qual emancipou-se finalmente como unidade nacional independente em 1991.

Situado na parte oriental da Transcaucásia, o Azerbaijão divide fronteiras com o Irão ao sul, com a Armênia a oeste, com a Geórgia a noroeste, com a Rússia a norte e com o mar Cáspio, que banha sua costa oriental. Inclui também o exclave de Nakichevan.

As montanhas da cordilheira do Cáucaso ocupam a metade do território; ao norte fronteiriço com a Rússia, encontra-se o seu ponto mais elevado no Bazarduzu Dagi (4.485 m); no centro encontra-se o vale do Kura-Araks e no sudeste o vale de Lenkoran, formando uma depressão absoluta (em relação ao nível do mar oceânico exterior) até o Mar Cáspio, com -28 metros. Ao sul e sudoeste, nas fronteiras com o Irão e Armênia (incluindo as do enclave de Nakichevan), também caracteriza-se por terrenos montanhosos e vales férteis.

O clima, entre moderado e subtropical, é seco nas montanhas e úmido nas planícies. As temperaturas variam com a estação do ano. Nas terras baixas do sudeste, as temperaturas médias variam entre 4 graus no inverno e 27 no verão. Nas cadeias montanhosas do norte e do ocidente, as temperaturas variam entre -7 graus no inverno e 13 graus no verão. Os seus principais rios são o Kura e o Araks. A vegetação de estepes áridas e semidesérticas é combinada com prados tipo alpinos. As montanhas estão cobertas por matas.

Bandeira País Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, em branco ou preto.

Bandeira Nacional Oficial

Bandeira Oficial, em diversos tamanhos.