Roraima

Capital

Boa Vista  

Gentílico

Roraimense

Região

Norte

Estados Limítrofes

Amazonas, Guiana e Venezuela

Municípios

14
Localização
Browser Image

História

As primeiras expedições portuguesas na região remontam ao início da década de 1660, em busca de drogas do sertão, metais e pedras preciosas, e de indígenas para o apresamento. Entre estas, destaca-se a do Capitão Francisco Ferreira, que penetrou o vale do rio Branco (1718). A partir de 1725, missionários Carmelitas iniciaram a tarefa de conversão do indígena na região. Assim como ocorreu nos demais estados da região Norte, a colonização de Roraima teve início no século XVII, mas adquiriu importância somente a partir do século XVIII. Interessados em delimitar as fronteiras no norte da Colônia, os portugueses construíram o Forte de São Joaquim, em 1752, próximo ao povoado de Nossa Senhora do Carmo, que daria origem a Boa Vista, atual capital do estado. Ao longo do período imperial, Roraima, que na época se chamava Rio Branco, se manteve como município do estado do Amazonas, tendo sido alvo, em 1904, da Questão do Pirara. Essa foi uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia britânica. Na querela, arbitrada por Vítor Emanuel III, rei da Itália, o território foi dividido e a maior parte coube à Guiana. Quarenta anos depois, por determinação do presidente Getúlio Vargas, o imenso município foi transformado em território, submetido ao poder federal, com a intenção de ser mais bem protegido. O nome Roraima foi dado ao território apenas em 1962, quando recebeu uma série de incentivos federais e de investimentos para o seu desenvolvimento. Transformado em estado da Federação pela Constituição de 1988, Roraima atualmente enfrenta problemas com o avanço do tráfico de drogas e das guerrilhas armadas na Colômbia. Atualmente, quase todas as reservas indígenas do estado encontram-se homologadas.

Bandeira Oficial Estado

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, nas cores branco e preto.

Bandeira Oficial Capital

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Lei da Bandeira

A bandeira de Roraima: o verde representa as densas matas e cerrados; o amarelo, a farta riqueza mineral; o branco, a paz; e o azul, o céu e os puros ares de Roraima. A fina faixa vermelha simboliza a linha do equador e a estrela amarelo ouro, Muliphem, que na bandeira nacional representa o estado de Roraima. Projetada por Mário Barreto, a bandeira de Roraima foi criada pela Lei Nº 133 de 14 de junho de 1996, que "Dispõe a adoção de Símbolos do Estado de Roraima, em conformidade com o Art. 10 da Constituição Estadual e dá outras providências".

LEI N. 133, DE 14 DE JUNHO DE 1996

“Dispõe sobre a adoção dos Símbolos do Estado de Roraima, em conformidade com o Art. 10 da Constituição Estadual e dá outras providências”

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RORAIMA

FAÇO SABER no uso de suas atribuições, faço saber que a Assembléia Legislativa aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - São adotados como símbolos representativos do Estado de Roraima a Bandeira, o Hino e o Brasão de Armas na conformidade dos anexos I, II e III desta Lei. 

Art. 2º - Os símbolos adotados por esta Lei são de uso obrigatório em todas as repartições públicas do Estado, na forma do regulamento a ser baixado pelo Poder Executivo. 

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário. 

Palácio Senador Hélio Campos, 14 de junho de 1996 

NEUDO RIBEIRO CAMPOS 

Governador do Estado de Roraima

ANEXO I

BANDEIRA DO ESTADO DE RORAIMA  

DESCRIÇÃO:

Verde bandeira: A densidade de nossa floresta, lavrados, campos e selvas. 

Azul: Nosso ar puro, nosso céu de Roraima. 

Amarelo-Ouro: As riquezas minerais e a estrela representando mais uma estrela no Pavilhão Nacional. 

Branco: Simboliza a paz. 

A bandeira consiste em três faixas com linhas transversais nas cores azul turquesa, branco e verde bandeira. Traz, ainda, uma estrela na cor amarelo-ouro. Na parte baixa do retângulo contém uma linha fina em vermelho.

DESCRIÇÃO DOS SÍMBOLOS:

 a) GEOMETRIA: Para o cálculo das dimensões, tomar-se-á por base a largura desejada, dividindo-se esta em 14 (catorze) partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo. O comprimento (da Bandeira) será de vinte módulos (20M). As Bandeiras poderão ser confeccionadas em várias dimensões, menores, maiores ou intermediárias. 

b) CONJUNTO CROMÁTICO: BANDEIRA: Verde: 60% ciânico; 40% amarelo e 10% preto. Branco. Amarelo: 100% amarelo. Vermelho: 100% magenta e 100% amarelo e Azul: 50% ciânico e 20% magenta. 

c) SIMBOLOGIA: Esta alternativa vem representando a Bandeira atual em toda a sua íntegra, sem nenhuma única alteração. Justificando simplesmente a sua simplicidade, equilíbrio e harmonia entre os elementos utilizados.  

Conheça o Hino do Estado
X

Hino do Estado de Roraima

Todos nós exaltamos Roraima,
Que é uma terra de gente viril,
É benesse das mãos de Jesus,
Para um povo feliz, varonil!

Amazônia do Norte da Pátria!
Mais bandeira pra o nosso Brasil!
Caminhamos sorrindo, altaneiros,
Almejamos ser bons brasileiros.

Nós queremos te ver poderoso,
Lindo berço, rincão Pacaraima!
Teu destino será glorioso,
Nós te amamos, querido Roraima!

Tua flora, o minério e a fauna
São riquezas de grande valor,
Tuas águas são limpas, são puras,
Tuas forças traduzem vigor.

Que belezas possui nossa Terra!
Sinfonia que inspira o amor!
O sucesso é a meta, o farol
No lavrado banhado de sol!

Conheça os Municípios
X

Municípios do Estado de Roraima

Alto Alegre
Amajari
Boa Vista

Bonfim
Cantá
Caracaraí

Caroebe
Iracema
Mucajaí

Normandia
Pacaraima
Rorainópolis

São João da Baliza
São Luiz Uiramutã