Rondônia

Capital

Porto Velho

Gentílico

Rondoniano

Região

Norte

Estados Limítrofes

Acre, Amazonas, Bolívia e Mato Grosso

Municípios

52      
Localização
Browser Image

História

Os colonizadores portugueses chegaram a desbravar parte do atual estado de Rondônia ainda no século XVII. Porém, apenas durante o século XVIII, depois de firmado o Tratado de Madri (1750) e da descoberta de ouro em Mato Grosso e em Goiás, estabeleceu-se de fato a colonização. Em 1776, a partir da construção do Forte Príncipe da Beira, à margem do rio Guaporé, foram criados alguns povoados. No final do século XIX, a extração do látex atraiu para lá muitos imigrantes, principalmente nordestinos. Em 1943, foi criado o território de Guaporé, por desmembramento de parte de Mato Grosso e do Amazonas, com a intenção de dinamizar o desenvolvimento da Amazônia. O território passou a se chamar Rondônia, em homenagem a Cândido Rondon, em 1956. O desenvolvimento econômico, antes dedicado exclusivamente à extração de castanha-do-pará e borracha, só ocorreu durante o Regime Militar (1964-1985). Rondônia recebeu investimentos federais e atraiu mais levas de imigrantes, especialmente do Centro-Sul do país. Muitos foram seduzidos pela facilidade de acesso à terra; outros pretendiam instalar indústrias agropecuárias. Com uma economia baseada na exploração de borracha e de castanha-do-pará, pela Lei de 17 de fevereiro de 1956 passou a se denominar Território Federal de Rondônia, em justa homenagem ao sertanista Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958). A descoberta de jazidas de cassiterita e a abertura de rodovias estimularam a sua economia e o seu povoamento, passando este Território à condição de Estado a partir de 1981. Já naquela época, milhares de famílias que viviam na região aguardavam a distribuição de terras pelo Incra, situação que ainda não encontrou uma solução definitiva.

Bandeira Oficial Estado

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, nas cores branco e preto.

Bandeira Oficial Capital

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Lei da Bandeira

A Bandeira do Estado de Rondônia - instituída pelo Decreto-Lei nº 007 de 31 de dezembro de 1981 – foi escolhida em concurso público, do qual saiu vencedora a proposta do jovem arquiteto portovelhense Sílvio Carvajal Feitosa. Adotando quatro das cores do Pavilhão nacional, a Bandeira de Rondônia sintetiza a própria criação do novo Estado: "é a mais nova estrela brilhando no céu da União".

FORMATO

Retangular, com campo azul ocupando a sua metade superior, no sentido longitudinal, estando, no meio do quadrilátero, uma estrela branca de cinco pontas equidistantes. 

O campo verde ocupa a área formada pelas diagonais que partem das arestas inferiores do retângulo até as pontas inferiores da estrela e daí ao centro. São amarelos os campos dos dois polígonos iguais conseqüentes, a direita e a esquerda da estrela.

EXEGESE

A Bandeira, Símbolo do Estado de Rondônia, segundo as regras já estabelecidas, de sua feitura, está representada em trabalho artístico executado nas cores VERDE (sinopla), AMARELO (ouro), AZUL (blau) e PRATA ("estanho") significando as potencialidades vegetal e mineral do novo Estado da Federação projetado e representado, como os demais estados, no céu da União, em forma de estrela, de prata, em disposição tal que seja, por um observador postado de frente para o oriente, imaginariamente situado no limite da fronteira, visualizada como o território ideal onde possa construir o seu futuro, onde possa concretizar a realização de seus sonhos, a materialização plena de seus anseios pessoais. 

 Defronta uma estrada verde (sinopla) projetando-se para frente, para o futuro, ao encontro do horizonte, até onde a vista sempre nunca alcance. Sua segurança não oferece dúvidas e a cada passo que nela avança, mais aumenta a confiança e a fé no futuro. 

 Percalços não existem por ela está assentada em solo firme, rico, promissor. É a magnificência: as riquezas em sentido amplo, abrangente; um horizonte (ouro), também ilimitado, inteiramente disponível às iniciativas que a imaginação possa permitir. 

 O conjunto solo-estrada, retratado nas cores nacionais (ouro-sinopla), ostenta a brasilidade de um torrão que – pela ousadia, espírito de aventura, de conquista e coragem de pioneiros de quantas bandeiras e de tantos outros que vieram também construir e solidificar o progresso – atingindo a sua plenitude, se levanta agora, altaneiro, firme todavia em sua base, em forma de ESTRELA. É uma estrela flamígera, perfeita, de cinco pontas; a quintessência triunfante, com todo seu esplendor de estanho (prata) projetando-se no céu azul (blau) da União.

REGRAS DA FEITURA

A - Largura da bandeira, contendo 14 Módulos (ou Medidas) iguais. 

B - Comprimento da bandeira:20M (Módulos) 

C - Ponto central da estrela, de cinco pontas equidistantes, construída com base num círculo cujo raio é de 3,5M. D - Mede 1,35M a distância entre o ponto central da estrela e o ponto central do quadrilátero. 1 - A Bandeira terá forma retangular; 2 - Para o cálculo das dimensões, tomar-se-á por base a largura desejada, dividindo-se esta em quatorze (14) partes iguais. Cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo; 3 - O comprimento será de vinte (20) módulos. 4 - O campo azul ocupará a metade superior do retângulo, no sentido longitudinal. 5 - A Estrela, estanhada (prata), de cinco (5) pontas equidistantes, deverá ser traçada dentro de um círculo cujo raio é de três módulos e cinco décimos (3,5 M) e cujo centro ficará um módulo e trinta e cinco centésimos (1,35 M) acima do ponto central do retângulo. 6 - O campo verde ocupará a área formada pelas diagonais que partem das arestas inferiores do retângulo até as pontas inferiores da estrela e, deste ponto ao centro. 7 - Serão amarelo-ouro os campos dos dois polígonos iguais conseqüentes, a destra (direita)e a sinistra (esquerda) da estrela.

SÍNTESE INTERPRETATIVA

· Sou a estrada evidente, pavimentada de esperança, traçada na magnificência; 

· Sou a Nova Estrela, estanhada, filha da fertilidade, que surge no horizonte do solo pátrio e se projeta no céu da União; 

· Sou o Estado de Rondônia.

Conheça o Hino do Estado
X

Hino do Estado de Rondônia

Quando nosso céu se faz moldura
Para engalanar a natureza,
Nós, os bandeirantes de Rondônia,
Nos orgulhamos de tanta beleza.
Como sentinelas avançadas,
Somos destemidos pioneiros
Que nestas paragens do poente
Gritam com força: somos brasileiros!

Nesta fronteira de nossa Pátria
Rondônia trabalha febrilmente,
Nas oficinas e nas escolas,
A orquestração em prol de toda a gente;
Braços e mentes forjam cantando
A apoteose deste rincão
Que com orgulho exaltaremos,
Enquanto nos palpita o coração.

Azul, nosso céu é sempre azul
Que Deus o mantenha sem rival,
Cristalino muito puro,
E o conserve sempre assim.
Aqui toda a vida se engalana
De beleza tropical.
Nossos lagos, nossos rios,
Nossas matas, tudo enfim...

Conheça os Municípios
X

Municípios do Estado de Rondônia

Alta Floresta d`Oeste
Alto Alegre dos Parecis
Alto Paraíso
Alvorada d`Oeste
Ariquemes
Buritis
Cabixi
Cacaulândia
Cacoal
Campo Novo de Rondônia
Candeias do Jamari

Castanheiras
Cerejeiras
Chupinguaia
Colorado do Oeste
Corumbiara
Costa Marques
Cujubim
Espigão d`Oeste
Governador Jorge Teixeira
Guajará-Mirim
Itapuã do Oeste

Jaru
Ji-Paraná
Machadinho d`Oeste
Ministro Andreazza
Mirante da Serra
Monte Negro
Nova Brasilândia d`Oeste
Nova Mamoré
Nova União
Novo Horizonte do Oeste
Ouro Preto do Oeste

Parecis
Pimenta Bueno
Pimenteiras do Oeste
Porto Velho
Presidente Médici
Primavera de Rondônia
Rio Crespo
Rolim de Moura
Santa Luzia d`Oeste
São Felipe d`Oeste
São Francisco do Guaporé

São Miguel do Guaporé
Seringueiras
Teixeirópolis
Theobroma
Urupá
Vale do Anari
Vale do Paraíso
Vilhena