Mato Grosso do Sul

Capital

Campo Grande

Gentílico

Sul-mato-grossense

Região

Centro-Oeste

Estados Limítrofes

Bolívia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraguai, Paraná e São Paulo

Municípios

77   
Localização
Browser Image

História

O povoamento e a colonização foram rápidos na região do Mato Grosso. Imigrantes portugueses, espanhóis e paraguaios, bem como, mineiros, paulistas, nordestinos e demais povos partiram em busca do ouro da região Centro-oeste do País favorecidos pela privilegiada localização geográfica. No início do século XX, a região Sul do então Estado do Mato Grosso aspirava desmembrar-se da região Norte e formar um estado independente. Idéia esta rejeitada pela população da região Norte que temia o declínio econômico do estado. O desmembramento da parte sul foi oficializado em 11 de outubro de 1977, sendo que em 1º de janeiro de 1979 foi transformado definitivamente em Estado. Mesmo antes de 1o de janeiro de 1979, quando foi implantado, Mato Grosso do Sul desenvolvia-se de modo diferente de Mato Grosso. De maneira geral, por possuir solos mais férteis e ter-se beneficiado com a imigração de lavradores das regiões Sudeste e Sul do Brasil, as propriedades agrícolas em Mato Grosso do Sul são menores e apresentam produção mais intensiva do que as de Mato Grosso. Por isso, decidiu-se que a área territorial do primeiro seria cerca de duas vezes e meia menor que a do segundo. Segundo o Governo Federal da época, o fato se deu devido à grande extensão ocupada pelo Estado do Mato Grosso que se apresentava dividido naturalmente pela diversidade ecológica a região Norte próximo a Amazônia (coberta por florestas), e a região sul, (formada por campos e pantanal) e por dificuldades na administração. O novo Estado do Mato Grosso do Sul desde a sua criação (1979) até o ano de 1982 foi governado por um interventor nomeado pelo Presidente da República. A partir daí ocorreu a primeira eleição para governador.

Bandeira Oficial Estado

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, nas cores branco e preto.

Bandeira Oficial Capital

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Lei da Bandeira

A bandeira de Mato Grosso do Sul foi adotada logo que o estado do Mato Grosso foi dividido no dia 1 de janeiro de 1979. Foi projetada por Mauro Michael Munhoz. Possui as mesmas cores da bandeira de Mato Grosso.

DECRETO Nº 1 - DE 1º DE JANEIRO DE 1979

Institui a Bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul 

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 7º do Decreto-lei n.º 1, de 1.º de janeiro de 1979,

DECRETA:

Art. 1º - Fica instituída a Bandeira do Estado de Mato Grosso do Sul, como consta do desenho em anexo, elaborada por Mauro Miguel Monhoz, e assim descrita pelo autor: 

"O homem, em uma de suas mais caracterísitcas atitudes, sempre procurou representar seus sonhos, seus ideais, suas mais caras razões de viver, através de uma simbologia que transmitisse, não só a ele, mas também aos que rodeiam, a magnitude de tais pensamentos. Ideais trabalhados e realidade construída: Bandeira, Flâmula Magna, símbolo máximo a pairar sobre nossa Terra, pois, aparentemente frágil em sua haste, há realidade traduz a força conjunta de toda a população de um Estado. Nosso símbolo é o do equilíbrio, da firmeza e da serenidade. Nós somos a estrela dourada que brilha no céu azul d esperança, a simbolizar a riqueza do nosso labor. 

As metas e os campos do nosso Estado representam um desafio, mas ao mesmo tempo, a consciência da preservação do nosso verde, de nosso tesouro maior, que é a própria natureza. Nós somos o Estado do equilíbrio, onde chaminés siderúrgicas e áreas florestais coexistirão pacificamente, lado a lado. Entre o verde e o azul, na convergência prática de todas as nossas atitudes, nós somos a faixa branca do porvir, a alvidez serena da amizade entre os povos. 

DESCRIÇÃO GEOMÉTRICA: Retângulo com proporções de 10 (dez) unidade de comprimento por 7 (sete) unidades de altura, de cuja extremidade inferior esquerda ergue-se, a 45º, faixa branca com 2 (duas) unidades de espessura. Na parte superior da dita faixa, completa o retângulo de cor verde, enquanto que, na de baixo, a cor é azul. Em sua extremidade inferior direita, está a estrela dourada de 5 (cinco) pontas". 

Art. 2º - Este Decreto entrará e vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

Campo Grande, 1º de janeiro de 1979

Conheça o Hino do Estado
X

Hino do Estado do Mato Grosso do Sul

Os celeiros de farturas,
Sob um céu de puro azul,
Reforjaram em Mato Grosso do Sul
Uma gente audaz.

Tuas matas e teus campos,
O esplendor do Pantanal,
E teus rios são tão ricos
Que não há igual.

A pujança e a grandeza
De fertilidades mil,
São o orgulho e a certeza
Do futuro do Brasil.

Moldurados pelas serras,
Campos grandes: Vacaria,
Rememoram desbravadores,
Heróis, tanta galhardia!

Vespasiano, Camisão
E o tenente Antonio João,
Guaicurus, Ricardo Frando,
Glória e tradição!

Conheça os Municípios
X

Municípios do Estado do Mato Grosso do Sul

Água Clara
Alcinópolis
Amambaí
Anastácio
Anaurilândia
Angélica
Antônio João
Aparecida do Taboado
Aquidauana
Aral Moreira
Bandeirantes
Bataguassu
Bataiporã
Bela Vista
Bodoquena
Bonito

Brasilândia
Caarapó
Camapuã
Campo Grande
Caracol
Cassilândia
Chapadão do Sul
Corguinho
Coronel Sapucaia
Corumbá
Costa Rica
Coxim
Deodápolis
Dois Irmãos do Buriti
Douradina
Dourados

Eldorado
Fátima do Sul
Glória de Dourados
Guia Lopes da Laguna
Iguatemi
Inocência
Itaporã
Itaquiraí
Ivinhema
Japorã
Jaraguari
Jardim
Jateí
Juti
Ladário
Laguna Carapã

Maracaju
Miranda
Mundo Novo
Naviraí
Nioaque
Nova Alvorada do Sul
Nova Andradina
Novo Horizonte do Sul
Paranaíba
Paranhos
Pedro Gomes
Ponta Porã
Porto Murtinho
Ribas do Rio Pardo
Rio Brilhante
Rio Negro

Rio Verde de Mato Grosso
Rochedo
Santa Rita do Pardo
São Gabriel do Oeste
Selvíria
Sete Quedas
Sidrolândia
Sonora
Tacuru
Taquarussu
Terenos
Três Lagoas
Vicentina