Mato Grosso

Capital

Cuiabá

Gentílico

Mato-grossense

Região

Centro-Oeste

Estados Limítrofes

Amazonas, Bolívia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Tocantins

Municípios

126  
Localização
Browser Image

História

Até o século XVIII, a região onde atualmente se situam os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não integrava o território colonial português na América, segundo as determinações do Tratado de Tordesilhas. Pelo Tratado (de 7 de junho de 1494) o território do atual estado de Mato Grosso pertencia à Espanha. Os jesuítas, a serviço dos espanhóis, criaram os primeiros núcleos, de onde foram expulsos pelos bandeirantes paulistas em 1680. Em 1718, a descoberta do ouro acelerou o povoamento. Ao longo dos dois primeiros séculos da colonização, a exploração de Mato Grosso era realizada por padres jesuítas. Com a descoberta de abundantes jazidas de ouro em Goiás e no norte de Mato Grosso, foi criada a capitania de Mato Grosso, em 1748. Nessa época, milhares de migrantes e aventureiros se dirigiram à região, a maioria influenciada pelos bandeirantes paulistas. Em 1750, o Tratado de Madri deu aos portugueses a posse de Mato Grosso. A sede da capitania, fundada em 1719 com o nome de Vila Bela, seria rebatizada de Cuiabá. Durante o período republicano, as ações do marechal Cândido Rondon na região e as novas tecnologias de transporte e comunicação facilitaram a integração de Mato Grosso ao restante do Brasil. Com a decadência do ouro, a pecuária ganhou importância no atual estado. Assim como toda a região Centro-Oeste, Mato Grosso se beneficiou com o esforço de interiorização do desenvolvimento, durante as décadas de 1940 e 1950, e da política de integração nacional, implementada com o Regime Militar (1964-1985). Em 1977, o governo federal dividiu o estado, criando os atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Fazendo fronteira com a Bolívia, a oeste, um dos maiores problemas do estado no início do século XXI é o tráfico de drogas. Atualmente o Estado de Mato Grosso tem como governador Blairo Maggi e como vice-governador Silval da Cunha Barbosa.

Bandeira Oficial Estado

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, nas cores branco e preto.

Bandeira Oficial Capital

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Lei da Bandeira

A bandeira do Mato Grosso foi oficializada no dia 31 de janeiro de 1890. Possui as cores da bandeira do Brasil: o azul representa o céu, o branco representa a paz, o verde representa a extensão territorial e a estrela amarela simboliza o ideal republicano e as riquezas minerais do estado, que tanto atraiu os primeiros colonizadores. A autoria é do Brigadeiro Antônio Maria Coelho, barão de Amambaí e primeiro presidente do Estado após a proclamação da República.

DECRETO Nº 2 de 31 de janeiro de 1890

Cria a Bandeira particular do Estado Federal de Mato Grosso. O Brigadeiro Antônio Maria Coelho, Governador do Estado de Mato Grosso por aclamação do povo e nomeação do Governo Provisório dos Estados Unidos do Brasil,

DECRETA:

Art. 1º - A bandeira particular do Estado Federal de Mato Grosso será azul, com losango branco, no centro deste uma esfera ou globo verde e uma estrela amarela com os raios tocando a circunferência da esfera.

Art. 2º - Essa bandeira será alvorada nos dias de gala, abaixo da bandeira nacional. Palácio do Governo do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá, 31 de janeiro de 1890. ANTONIO MARIA COELHO

NOTA: Esse Decreto chegou a ser revogado pela Lei 1.046 de 8 de outubro de 1929 da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso e foi reeditada pelo artigo 140 da Constituição do Estado de Mato Grosso de 11 de julho de 1947.

Uma das mais antigas do País, foi criada pelo primeiro governador do Estado, Antonio Maria Coelho há apenas 73 dias da do Brasil, que foi instituída oficialmente pelo Decreto no 4 do Governo Provisório da República do Brasil em 19 de novembro de 1889.

A bandeira é o mais antigo dos símbolos oficiais do Estado de Mato Grosso.

Características

É azul, com losango branco, tendo no centro uma esfera e uma estrela amarelada com as pontas tocando a circunferência do globo ou esfera. Embora não apresentando as cores nos mesmos espaços geométricos, a Bandeira de Mato Grosso tem as suas identificações com a Bandeira do Brasil: as cores azul, branca, verde e amarela, com predomínio do azul e do branco, mas com o devido destaque para o verde e o amarelo das cores nacionais.

A cor azul simboliza o céu, o mesmo que na Bandeira do Brasil retrata o exato momento da noite de 15 de novembro de 1889, vista do Rio de Janeiro, cidade que serviu de cenário para a Proclamação da República. Na sua simbologia podemos acrescentar que o céu representa a evolução de um princípio espiritual, acima da matéria, em busca da perfeição.

O losango branco lembra o culto à mulher enquanto símbolo fundamental da República, que o Positivismo de Augusto Comte eleva à condição de símbolo da humanidade. Portanto, o losango exalta a mulher, que no mundo moderno desempenha importante missão social, começando dentro da própria família. O branco do losango, além da pureza geralmente assim expressa, significa o Zodíaco, faixa que na esfera celeste é enriquecida e valorizada pelos movimentos do Sol, da Lua e dos planetas, compreendendo um todo imenso formado por 12 constelações: Peixe, Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Na verdade, são 12 signos que nem sempre correspondem às constelações identificadas pela Astronomia. É uma palavra de origem grega que se refere às constelações dos animais que Hiparco descobriu há 22 séculos. O branco simboliza, também, a paz e a concórdia pelo lado político e a virtude e o otimismo pelo ângulo psico-social.

A esfera ou globo verde reporta à soberania e à dimensão territorial do Estado. O verde caracteriza a esperança e a juventude, já antevendo a questão da preservação da natureza em harmonia com o crescimento sócio-econômico. A estrela está presente nos ideais de vários povos, aparecendo na Bandeira dos EUA, na do Brasil Império e na de Mato Grosso como reverência à filosofia positivista dominante na época e relacionando a sua grandeza territorial com a imensidão do universo. A humanidade sempre esteve voltada para o firmamento, em busca de símbolos e respostas às muitas indagações que surgiram ao longo dos séculos.

A cor amarela geralmente é citada para lembrar o ouro como uma das riquezas de Mato Grosso, mas também é o eterno reconhecimento aos indomáveis bandeirantes paulistas, que romperam rios e matas, muitas vezes carregando canoas em seus próprios ombros, audazes e valorosos descobridores do Centro-Oeste e particularmente Cuiabá. O amarelo traz em si o brilho da luz, da cultura, da riqueza, do poder e da glória, consolidando a autoridade com as bases da sabedoria.

Conheça o Hino do Estado
X

Hino do Estado do Mato Grosso

Limitando, qual novo colosso,
O ocidente do imenso Brasil,
Eis aqui, sempre em flor, Mato Grosso,
Nosso berço glorioso e gentil!

Eis a terra das minas faiscantes,
Eldorado como outros não há,
Que o valor de imortais bandeirantes
Conquistou ao feroz Paiaguá!

Salve, terra de amor,
Terra de ouro,
Que sonhara Moreira Cabral!
Chova o céu
Dos seus dons o tesouro
Sobre ti, bela terra natal!

Terra noiva do sol! Linda terra!
A quem lá, do teu céu todo azul,
Beija, ardente, o astro louro na serra,
E abençoa o Cruzeiro do Sul!

No teu verde planalto escampado,
E nos teus pantanais como o mar,
Vive, solto, aos milhões, o teu gado,
Em mimosas pastagens sem par!

Hévea fina, erva-mate preciosa,
Palmas mil são teus ricos florões;
E da fauna e da flora o índio goza
A opulência em teus virgens sertões!

O diamante sorri nas grupiaras
Dos teus rios que jorram, a flux.
A hulha branca das águas tão claras,
Em cascatas de força e de luz!

Dos teus bravos a glória se expande
De Dourados até Corumbá;
O ouro deu-te renome tão grande,
Porém mais nosso amor te dará!

Ouve, pois, nossas juras solenes
De fazermos, em paz e união,
Teu progresso imortal como a fênix
Que ainda timbra o teu nobre brasão!

Conheça os Municípios
X

Municípios do Estado do Mato Grosso

Acorizal
Água Boa
Alta Floresta
Alto Araguaia
Alto Boa Vista
Alto Garças
Alto Paraguai
Alto Taquari
Apiacás
Araguaiana
Araguainha
Araputanga
Arenápolis
Aripuanã
Barão de Melgaço
Barra do Bugres
Barra do Garças
Brasnorte
Cáceres
Campinápolis
Campo Novo do Parecis
Campo Verde
Campos de Júlio
Canabrava do Norte
Canarana
Carlinda

Castanheira
Chapada dos Guimarães
Cláudia
Cocalinho
Colíder
Comodoro
Confresa
Cotriguaçu
Cuiabá
Denise
Diamantino
Dom Aquino
Feliz Natal
Figueirópolis d`Oeste
Gaúcha do Norte
General Carneiro
Glória d`Oeste
Guarantã do Norte
Guiratinga
Indiavaí
Itaúba
Itiquira
Jaciara
Jangada
Jauru
Juara

Juína
Juruena
Juscimeira
Lambari d`Oeste
Lucas do Rio Verde
Luciára
Marcelândia
Matupá
Mirassol d`Oeste
Nobres
Nortelândia
Nossa Senhora do Livramento
Nova Bandeirantes
Nova Brasilândia
Nova Canaã do Norte
Nova Guarita
Nova Lacerda
Nova Marilândia
Nova Maringá
Nova Monte Verde
Nova Mutum
Nova Olímpia
Nova Ubiratã
Nova Xavantina
Novo Horizonte do Norte

Novo Mundo
Novo São Joaquim
Paranaíta
Paranatinga
Pedra Preta
Peixoto de Azevedo
Planalto da Serra
Poconé
Pontal do Araguaia
Ponte Branca
Pontes e Lacerda
Porto Alegre do Norte
Porto dos Gaúchos
Porto Esperidião
Porto Estrela
Poxoréo
Primavera do Leste
Querência
Reserva do Cabaçal
Ribeirão Cascalheira
Ribeirãozinho
Rio Branco
Rondonópolis
Rosário Oeste
Salto do Céu
Santa Carmem

Santa Terezinha
Santo Afonso
Santo Antônio do Leverger
São Félix do Araguaia
São José do Povo
São José do Rio Claro
São José do Xingu
São José dos Quatro Marcos
São Pedro da Cipa
Sapezal
Sinop
Sorriso
Tabaporã
Tangará da Serra
Tapurah
Terra Nova do Norte
Tesouro
Torixoréu
União do Sul
Várzea Grande
Vera
Vila Bela da Santíssima Trindade
Vila Rica