Distrito Federal

Capital

Brasilia

Gentílico

Brasiliense

Região

Centro-Oeste

Estados Limítrofes

Goiás

Municípios

1
Localização
Browser Image

História

O projeto de transferir a capital federal para o interior do território brasileiro é antigo. Desde a independência, políticos como José Bonifácio propunham a mudança do centro político do país. Esse projeto foi retomado durante o período republicano, quando foram organizadas expedições ao Planalto Central. Com isso, pretendia-se abrir frentes de desenvolvimento e garantir a ocupação territorial brasileira. Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil durante o final da década de 1950, retomou essa idéia e encarregou o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer de projetar uma cidade que se tornaria a sede do governo federal. Brasília foi construída em quarenta meses, graças à força de trabalho de trinta mil operários. A nova capital foi inaugurada em 21 de abril de 1960, data comemorativa da morte de Tiradentes, recuperado como símbolo da nacionalidade pelos republicanos brasileiros. Com a instalação da burocracia federal, Brasília apresentou uma das mais altas taxas de crescimento demográfico do país. A sua população atual é superior a dois milhões de habitantes. Não sendo propriamente um estado, o Distrito Federal não é dividido em municípios, mas em regiões administrativas. Em 1961, criaram-se subprefeituras para administrar as cidades-satélites e as regiões de Brasília, mas foram substituídas em 1964, com o golpe militar, pelo modelo atual. O traçado de ruas de Brasília obedece ao plano piloto implantado pela empresa Novacap a partir de um anteprojeto do arquiteto Lucio Costa, escolhido através de concurso público. O arquiteto Oscar Niemeyer projetou os principais prédios públicos da cidade. Apesar de a cidade ter sido construída em tempo recorde, a transferência efetiva da infra-estrutura governamental só ocorreu durante os governos militares, já na década de 70. O principal desafio do Distrito Federal, no século XXI, é diminuir a concentração de renda. As péssimas condições de vida nas cidades-satélites contrastam com a riqueza da cidade de Brasília.

Bandeira Oficial Estado

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, nas cores branco e preto.

Flâmula Estado

Acabamento de luxo com franja e cordão.

Lei da Bandeira

A bandeira do Distrito Federal foi criada pelo poeta Guilherme de Almeida e oficializada no dia 26 de agosto de 1969. A Cruz de Brasília, ao centro, simboliza a herança indígena e a força que emana do centro em todas as direções. O branco representa a paz e o verde representa as matas da região.

Instituída pelo Decreto nº 1.090, de 25 de agosto de 1969, a Bandeira do DF é de autoria do poeta Guilherme de Almeida, autoridade em heráldica. É composta de um retângulo branco que representa a paz; um retângulo verde e uma cruz amarela prometendo fidelidade às cores nacionais. A cruz, com o losango verde no centro, é formada por quatro setas numa alusão às flechas indígenas, elementos consagrados da legitimidade do Brasil e indicam o poder; saindo do centro para as direções Norte-Sul, Leste-Oeste, tendo sido descritas pelo autor como sendo "a ação centrífuga do poder". A cruz lembra ainda o Cruzeiro do Sul, a cruz de Cabral e o sentimento cristão.

Conheça o Hino
X

Hino do Distrito Federal

Todo o Brasil vibrou
e nova luz brilhou
quando Brasília fez maior a sua glória
com esperança e fé.
Era o gigante em pé,
vendo raiar outra alvorada
em sua história.

Com Brasília no coração,
epopéia a surgir do chão,
o candango sorri feliz,
símbolo da força de um país!

Capital de um Brasil audaz,
bom na luta e melhor na paz,
salve o povo que assim te quis
símbolo da força de um país!

Conheça os Municípios
X

Municípios do Estado do Espírito Santo

>Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atilio Vivacqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim

Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha

Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha

Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte

São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
Vitória