Amapá

Capital

Macapá

Gentílico

Amapaense

Região

Norte

Estados Limítrofes

Atlântico, Guiana Francesa e Pará

Municípios

16
Localização
Browser Image

História

Com o nome de capitania da Costa do Cabo Norte, a região sofreu invasões de ingleses e holandeses, expulsos pelos portugueses. No século XVIII a França reivindicou a posse da área.O Tratado de Tordesilhas, que dividia o mundo entre Portugal e Espanha, determinou que o Amapá pertencia aos espanhóis, mas, durante a União Ibérica (1580-1640), o atual estado foi doado ao português Bento Maciel Parente, com o nome de capitania do Cabo do Norte. A partir de então, Portugal começou a se preocupar com sua colonização e defesa. Com a assinatura de um novo tratado de limites, em 1750, imigrantes das ilhas dos Açores e do Marrocos iniciaram o processo de colonização. Ligado à província do Pará durante o Império, o Amapá teve problemas de definição de fronteiras com a França (que colonizou a Guiana Francesa), resolvidos apenas em 1900, com vitória do Brasil. O Amapá foi transformado em território federal em 1943, separando-se do Pará. O desenvolvimento econômico teve início apenas no século XX: foram descobertas e exploradas ricas jazidas de manganês, a partir de 1946. Nos anos 1970, foi implementado o Projeto Jari, ligado à exploração de madeira, ao cultivo de arroz e à produção de celulose. Esse projeto não obteve sucesso e foi substituído por outras iniciativas. Em 5 de Outubro de 1988, com a promulgação da Constituição, foi elevado à categoria de Estado.

Bandeira Oficial Estado

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Pedestal de Mesa

Em diversos tamanhos, nas cores branco e preto.

Bandeira Oficial Capital

Confeccionada em Tecido 100% Poliéster.

Lei da Bandeira

Na bandeira do Amapá, o verde representa as matas, o amarelo, as riquezas minerais, o azul, o céu, e o branco, a paz. O preto simboliza o respeito aos homens que morreram lutando pelo estado.

DECRETO N. 008, DE 23 DE ABRIL DE 1984

Representa uma simbologia que procura identificar, de maneira figurativa, o passado do povo amapaense representado pela figura geométrica da Fortaleza de S. José, motivo e origem da evolução da cidade capital do Estado. Escolhida por uma comissão designada pelo governador Anníbal Barcellos (Decreto nº 4, de 30 de janeiro de 1984), a Bandeira possui formato retangular e é confeccionada a partir das cores azul, verde, amarelo e branco, constantes na Bandeira Nacional, e o negro.

- O campo azul simboliza a justiça e o céu amapaense;

- O verde representa 90% da área do Estado, de floresta nativa, ainda preservada. Simboliza o verde também a esperança, o futuro, o amor, a liberdade e a abundância;

- O amarelo simboliza a união e as riquezas do subsolo;

- O branco a pureza e a paz, a vontade do Estado do Amapá em viver com segurança e em comunhão com todos os que nele vivem, significando ainda que a discórdia não pode ter guarida entre o Poder Público e a População;

- O negro simboliza o respeito permanente aos que tombaram no passado, em lutas ou não, e que em vida fizeram algo de bom para o engrandecimento desta região.

A feitura da Bandeira obedece as seguintes regras básicas:

- A largura é de 14 partes iguais, e cada uma das partes será considerada uma medida ou um módulo. O comprimento é de 20 módulos.

- Traça-se uma linha partindo-se dos vértices em ângulo de 45 graus. Paralelo a esta linha e a 0,5cm, considera-se o módulo de 28x40cm, uma tarja preta de 0,5cm dos dois lados, deixando a faixa de 1 cm entre as tarjas (de 0,5cm em cada).

Conheça o Hino do Estado
X

Hino do Estado de Amapá

Eia povo destemido
Deste rincão brasileiro
Seja sempre teu grito partido
De leal coração altaneiro
Salve rico torrão do Amapá
Solo fértil de imensos tesouros
Os teus filhos, alegres, confiam
Num futuro repleto de louros

Se o momento chegar algum dia
De morrer pelo nosso Brasil
Hão de ver deste povo a porfia,
Pelejar nestes céus cor de anil
[bis]

Eia povo herói, varonil
Descendente da raça guerreira
Ergue forte, leal, sobranceira,
A grandeza de nosso Brasil
Salve rico torrão do Amapá
Solo fértil de imensos tesouros
Os teus filhos, alegres, confiam
Num futuro repleto de louros
estribilho

Conheça os Municípios
X

Municípios do Estado de Amapá

Amapá
Calçoene
Cutias
Ferreira Gomes

Itaubal
Laranjal do Jari
Macapá

Mazagão
Oiapoque
Pedra Branca do Amaparí

Porto Grande
Pracuúba
Serra do Navio

Santana
Tartarugalzinho
Vitória do Jari