Busca

História de São Paulo

om a divisão do Brasil em capitanias hereditárias, no início do século XVI, parte do atual estado de São Paulo pertencia à capitania de São Vicente. Em 1554, foi fundado, no interior, o povoado de São Paulo de Piratininga, hoje capital do estado. Tal fato permitiu um novo tipo de colonização na capitania, que passou a valorizar o cultivo de gêneros agrícolas para o consumo interno. Até então, a economia de São Paulo baseava-se na cultura de cana-de-açúcar, praticada ao longo do litoral.
Pequena e despovoada, a capitania se destacou no cenário colonial por abastecer o mercado interno e por ser um importante ponto de parada das rotas comerciais que cruzavam a região.
Nos primeiros anos do século XVII, tiveram início as bandeiras. Eram expedições lideradas pelos paulistas com o objetivo de estender o domínio português para o interior e encontrar metais preciosos. Assim, os bandeirantes chegaram a Minas Gerais e a Goiás.
Transformada em província durante o Império, São Paulo apresentou destaque com a produção de café, no século XIX. Em conseqüência da cultura cafeeira, a província teve um rápido crescimento econômico.
Graças, entre outras razões, ao capital acumulado com o café, São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a se industrializar.
No auge do café, milhares de imigrantes europeus e de outros estados do país instalaram-se em São Paulo, principalmente no século passado.
São Paulo liderou o país, juntamente com Minas Gerais, durante a República Velha (1889-1930). Presidentes oriundos dos dois estados se revezavam no poder, situação que ficou conhecida como política do "café com leite".

História do Brasil

Porém, com a queda do preço do café após a crise de 1929, os paulistas perderam a primazia. Para se manter no poder, realizaram a Revolução de 1930, mas foram derrotados.
Opondo-se ao novo presidente – o gaúcho Getúlio Vargas –, reagiram com a Revolução Constitucionalista de 1932, sendo novamente vencidos.
Mesmo assim, São Paulo manteve-se como centro econômico do país durante todo o século XX, concentrando grande parte dos investimentos de empresas transnacionais no Brasil. A participação do estado no PIB brasileiro corresponde atualmente a cerca de 40%.

Adquira já sua Bandeira de Estado
 

Atendimento
das
08:00h às 18:00h

Vendas e Informações
(11) 2726-1919 / 2723-2919

Rua Aparecida de São Manuel, 367/375 - São Paulo - SP - CEP:03480-010