Busca

História de Sta. Catarina

Ao longo dos primeiros anos da colonização, o litoral catarinense foi explorado por algumas expedições, mas os portugueses nada estabeleceram no atual estado.
Em 1543, o território catarinense foi doado a Pero Lopes de Sousa, irmão de Martim Afonso de Sousa, donatário da Capitania de São Vicente. Porém, apenas um século mais tarde é que se estabeleceu a colonização efetiva de Santa Catarina. O interior do estado, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, permaneceu sob domínio espanhol até a assinatura do Tratado de Madri, em 1750.
Da mesma forma que ocorreu no Rio Grande do Sul, a Coroa portuguesa passou a incentivar a imigração de colonos açorianos, que se fixaram principalmente no litoral. O interior era parte da rota de caravanas que ligavam a região Sul a Minas Gerais e a São Paulo.
Durante o período imperial, a província se envolveu na Guerra dos Farrapos (1835-1845), de caráter republicano, e passou a receber um grande número de imigrantes estrangeiros, como italianos, alemães e eslavos. Estes foram responsáveis pela constituição de pequenas propriedades agrícolas em todo o estado.
Um dos principais eventos da história do Brasil, a Guerra do Contestado (1912-1916) – um dos primeiros conflitos pela posse da terra no país – ocorreu no limite entre Santa Catarina e Paraná.
A industrialização do estado ocorreu tardiamente, a partir da década de 1950, com a implementação de uma forte indústria têxtil e de alimentos (especialmente laticínios e frigoríficos).

História do Brasil

No final do século XX, Santa Catarina investiu pesadamente no turismo e passou a receber visitantes, principalmente do Sudeste.

Adquira já sua Bandeira de Estado
 

Atendimento
das
08:00h às 18:00h

Vendas e Informações
(11) 2726-1919 / 2723-2919

Rua Aparecida de São Manuel, 367/375 - São Paulo - SP - CEP:03480-010