Busca

História do R. G. Sul

Inicialmente pertencente à Espanha, conforme as determinações do Tratado de Tordesilhas (1494), o Rio Grande do Sul passou a chamar a atenção dos colonizadores portugueses apenas no decorrer do século XVII, em conseqüência de sua localização geográfica estratégica, próximo ao Estuário da Prata (entre o Uruguai e a Argentina).
A União Ibérica (1580-1640) facilitou o questionamento do Tratado de Tordesilhas e a conseqüente ocupação, por colonos portugueses, de regiões até então inexploradas. A partir do final do século XVI, os padres da Companhia de Jesus se dirigiram ao Rio Grande do Sul e promoveram o aldeamento dos índios em missões jesuíticas, especialmente às margens do rio Uruguai.
O Rio Grande do Sul também despertou o interesse dos bandeirantes paulistas, que para lá se dirigiram, liderados por Raposo Tavares e Fernão Dias Pais. Foi criada, em 1737, a capitania de São Pedro do Rio Grande e o primeiro núcleo de povoamento, a atual cidade de Rio Grande.
No século XVIII, outras aglomerações urbanas foram criadas, como a atual capital, Porto Alegre. Ao longo do período colonial, a Coroa portuguesa incentivou a entrada de colonos do arquipélago dos Açores na província.
A assinatura do Tratado de Madri, em 1750, definiu novos limites para as possessões portuguesas e espanholas na América, mas deixou indefinida a situação do Rio Grande do Sul. Por essa razão, eclodiu a Revolta dos Sete Povos das Missões, envolvendo padres jesuítas, povos indígenas, espanhóis e portugueses. Acalmada a revolta, foram estabelecidas várias fazendas de gado.
Durante o Império, a província viveu a Guerra dos Farrapos (1835-1845), em oposição ao poder central, e participou da Guerra do Paraguai (1865-1870), o que permitiu a consolidação dos movimentos republicanos.

História do Brasil

Durante a República, o estado enfrentou uma guerra civil entre republicanos e liberais (Revolta Federalista, 1893-1895). A partir do final do século XIX, o Rio Grande do Sul recebeu um grande contingente de imigrantes, especialmente alemães e italianos.
À frente do processo democrático brasileiro, o estado instituiu, no início do século XXI, o Orçamento Participativo, por meio do qual a população tem direito de decidir o destino das aplicações dos recursos estaduais.

Adquira já sua Bandeira de Estado
 

Atendimento
das
08:00h às 18:00h

Vendas e Informações
(11) 2726-1919 / 2723-2919

Rua Aparecida de São Manuel, 367/375 - São Paulo - SP - CEP:03480-010