Busca

História de Minas G.

No início da colonização, a região que corresponde ao atual estado de Minas Gerais não despertava o interesse dos colonizadores portugueses. Somente alguns canaviais e engenhos de açúcar foram implantados.
Apenas no final do século XVII, as atenções se voltaram para esse estado, graças à descoberta das minas de ouro e de diamantes pelos bandeirantes paulistas. A mineração tornou-se a principal atividade do Brasil colônia. Milhares de colonos se dirigiram para a região das minas e vilas, como Vila Rica e Mariana, fundadas nessa época.
Em fins do século XVII, conflitos entre os colonos e a administração portuguesa agitaram Minas Gerais, levando, no começo do século XVIII, à chamada Guerra dos Emboabas (1708-1709) e a outras revoltas. Ao longo de todo o século XVIII, esses conflitos cresceram à medida que a extração de ouro e a fiscalização da Coroa na colônia aumentavam.
Em meados desse século, a produção de ouro começou a declinar, mas a Coroa continuava a exigir uma quantidade crescente do metal, dando origem a mais conflitos. A Inconfidência Mineira de 1789, em que se destacou a atuação de Tiradentes, reivindicava, entre outras causas, impostos menores sobre a extração de ouro. Além disso, propunha a independência de Minas Gerais em relação a Portugal. Porém, os inconfidentes foram duramente reprimidos e sua causa, derrotada.
Minas Gerais apoiou o movimento de independência do Brasil e, durante o período colonial, conseguiu recuperar-se economicamente. Ocorreu a expansão do cultivo de café, e a província começou a se destacar nacionalmente na produção de leite e na criação de gado.
Durante os primeiros anos da República, Minas Gerais detinha com São Paulo o núcleo do poder no Brasil, por intermédio da política do “café com leite”, que consistia na ocupação sucessiva da presidência do país pelos dois estados.
Terminada a Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha (1889-1930), Minas Gerais teve diminuído o seu papel político no cenário nacional e passou a se destacar apenas como fornecedor de matérias-primas para outros estados do Brasil.

História do Brasil

O processo de industrialização no estado de Minas seria alavancado após a instalação do Regime Militar, em 1964, que contou com o apoio de políticos mineiros. A partir de então, a indústria desenvolveu-se aceleradamente, sobretudo nos setores têxtil e químico.
Entre 1975 e 1996, o Produto Interno Bruto (PIB) mineiro cresceu 93% em termos reais. Em igual período, o País registrou um crescimento de 65%. Esse relevante desempenho verificou-se, sobretudo, no setor de transformação e nos serviços industriais de utilidade pública. Na indústria extrativa mineral, a supremacia mineira durou até 1980, quando o País passou a explorar, entre outras, as jazidas do complexo Carajás. Entretanto, em 1995, o Estado ainda respondia por 26% do valor da produção mineral brasileira do setor de metálicos No início do século XXI, Minas Gerais é o estado brasileiro que mais investe na construção de usinas hidrelétricas.

Adquira já sua Bandeira de Estado
 

Atendimento
das
08:00h às 18:00h

Vendas e Informações
(11) 2726-1919 / 2723-2919

Rua Aparecida de São Manuel, 367/375 - São Paulo - SP - CEP:03480-010