Busca

História de Góias

Até meados do século XVII, poucos são os relatos sobre a história de Goiás. A partir de 1650, muitas expedições partiram em direção ao interior da Colônia em busca de mão-de-obra indígena, pedras e metais preciosos. No século XVIII, bandeirantes paulistas se dirigiam com freqüência ao interior, encontrando ouro em fartura nos rios, córregos e encostas dos atuais estados de Goiás e de Mato Grosso.
A partir de então, milhares de mineradores se dirigiram para o Centro-Oeste e fundaram as primeiras cidades. Tamanho foi o afluxo de imigrantes que Goiás se tornou, em 1748, uma capitania independente.
No final do século XVIII, a capitania respondia por 20% de toda a produção de ouro brasileira. A produção, porém, declinou no século XIX e durante o Império. Goiás viveu um intenso isolamento em relação ao Sudeste, passando a dedicar-se principalmente à agropecuária.
A construção da cidade de Goiânia, transformada em capital em 1942, e, posteriormente, de Brasília, em território goiano, permitiram novo afluxo de imigrantes e provocaram a intensificação do êxodo rural no estado.
Em 1988, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da região Norte, Goiás foi dividido com a criação do estado do Tocantins.

História do Brasil

Ainda hoje em dia, um dos principais problemas enfrentados pelos goianos é a concentração de terras nas mãos de poucos latifundiários, predominantemente políticos.

Adquira já sua Bandeira de Estado
 

Atendimento
das
08:00h às 18:00h

Vendas e Informações
(11) 2726-1919 / 2723-2919

Rua Aparecida de São Manuel, 367/375 - São Paulo - SP - CEP:03480-010